É muito comum estundantes e administradores confundirem o conceito de Planejamento Estratégico e Pensamento Estratégico.Por isso, Nós resolvemos diferenciar os dois conceitos que causam confusão nas salas de aulas e nas grandes empresas:
Pensamento Estratégico: pode ser definido como a capacidade da empresa, da equipe, de atuar de maneira integrada, criando caminhos (estratégias) para antecipar as necessidades do mercado e do negócio.Em suma, seria a nossa capacidade de pensar e agir estratégicamente.
Planejamento estratégico: Segundo Philip Kotler (1975) o planejamento é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela Organização, visando maior interação com o ambiente. É o método de elaboração de estratégias, objetivos, definindo a relação entre a organização e o ambiente.
Abaixo, escolhemos um vídeo onde o Estudioso sobre o assunto Mário Persona explica de maneira bem clara e coerente as principais diferenças entre o Pensamento Estratégico e o Planejamento Estratégico, bem como as vantagens que elas trazem às empresas.
Fontes: Uberaldo Fernandes é professor associado da Fundação Dom Cabral e coordenador técnico do PAEx-Parceiros para a Excelência (parceria da FDC com grupos de empresas de médio porte).
http://www.fdc.org.br/parcerias/upload/outros/dom/dom5/dom5_tema.pdf
Ricardo Amoroso:http://www.sladenet.org/archivos/articulos/LPE%20num%20abiente%20de%20incertezas.pdf
http://www.portaleducacao.com.br/gestao-e-lideranca/artigos/3951/o-que-e-planejamento-estrategico
KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo : Atlas, 1975.
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Boa tarde!
ResponderExcluirO planejamento estratégico esta sendo inserido com grande velocidade dentro das MPE. Os empreendedores de hoje, são totalmente diferente daqueles do passado. Os do passado, apenas enchergavam uma oportunidade de negócios e em seguida abria a sua empresa. Sem nenhum preparo e muito menos estudo de mercado ou viabilidade. Hoje, os mesmos estão cada vez mais, supridos de informações. Isto faz com que as informações se transformem em Competências para planejar e delegar os processos. No mercado, o que vemos é uma grande quantidade de Executadores. Existe uma enorme escassez de Planejadores, de Estrategistas. Philip Kotler diz que o objetivo da estratégia, principalmente do marketing é criar desejos de consumo no mercado. Isto fará com que o seu cliente compre o seu produto ou serviço mesmo sem precisar. Mas sim pelo fato de agregar valor em sua vida! É a criação do Reason Why? "Razão do porque comprar". Não é a toa que Peter Drucker diz: O produto deve ser vendido por si só... "Para isto acontecer" a palavra chave é a: ESTRATÉGIA...
Parabéns a todos do blog!!!! ;D Ficou Show... Adoreiiiiii!!! Abraços...
Jameson Moura
Obrigado Jameson Moura pela sua valiosa contribuição e ficamos felizes em saber que nosso blog esta agradando e contribuindo para agregar valor aos blogeros que nos acompanham e nos apóiam!
ResponderExcluirEste e o resultado de muitas lutas onde graças a Deus estamos colhendo muitos belos frutos como a sua apreciação e reconhecimento do objetivo da criação deste projeto ser criado vocês!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Um forte abraço de toda a equipe OSESTRATEGISTASFJN da qual você faz parte!
Olá Jameson! Agradecemos o seu cometario a respeito do nosso post, seu conhecimento sobre o assunto serviu para agregar maiores informações sobre esse asunto riquíssimo que é o Planejamento e Pensamento Estratégico.
ResponderExcluirObrigada Pelo elogio ao nosso Blog! Estamos sempre nos esforçando para fazer um trabalho melhor!