quarta-feira, 5 de maio de 2010

PENSAMENTO ESTRATÉGICO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É A MESMA COISA?

É muito comum estundantes e administradores confundirem o conceito de Planejamento Estratégico e Pensamento Estratégico.Por isso, Nós resolvemos diferenciar os dois conceitos que causam confusão nas salas de aulas e nas grandes empresas:


Pensamento Estratégico: pode ser definido como a capacidade da empresa, da equipe, de atuar de maneira integrada, criando caminhos (estratégias) para antecipar as necessidades do mercado e do negócio.Em suma, seria a nossa capacidade de pensar e agir estratégicamente.

Planejamento estratégico: Segundo Philip Kotler (1975) o planejamento é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela Organização, visando maior interação com o ambiente. É o método de elaboração de estratégias, objetivos, definindo a relação entre a organização e o ambiente.

Abaixo, escolhemos um vídeo onde o Estudioso sobre o assunto Mário Persona explica de maneira bem clara e coerente as principais diferenças entre o Pensamento Estratégico e o Planejamento Estratégico, bem como as vantagens que elas trazem às empresas.



Fontes: Uberaldo Fernandes é professor associado da Fundação Dom Cabral e coordenador técnico do PAEx-Parceiros para a Excelência (parceria da FDC com grupos de empresas de médio porte).
http://www.fdc.org.br/parcerias/upload/outros/dom/dom5/dom5_tema.pdf
Ricardo Amoroso:http://www.sladenet.org/archivos/articulos/LPE%20num%20abiente%20de%20incertezas.pdf
http://www.portaleducacao.com.br/gestao-e-lideranca/artigos/3951/o-que-e-planejamento-estrategico
KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo : Atlas, 1975.

3 comentários:

  1. Boa tarde!

    O planejamento estratégico esta sendo inserido com grande velocidade dentro das MPE. Os empreendedores de hoje, são totalmente diferente daqueles do passado. Os do passado, apenas enchergavam uma oportunidade de negócios e em seguida abria a sua empresa. Sem nenhum preparo e muito menos estudo de mercado ou viabilidade. Hoje, os mesmos estão cada vez mais, supridos de informações. Isto faz com que as informações se transformem em Competências para planejar e delegar os processos. No mercado, o que vemos é uma grande quantidade de Executadores. Existe uma enorme escassez de Planejadores, de Estrategistas. Philip Kotler diz que o objetivo da estratégia, principalmente do marketing é criar desejos de consumo no mercado. Isto fará com que o seu cliente compre o seu produto ou serviço mesmo sem precisar. Mas sim pelo fato de agregar valor em sua vida! É a criação do Reason Why? "Razão do porque comprar". Não é a toa que Peter Drucker diz: O produto deve ser vendido por si só... "Para isto acontecer" a palavra chave é a: ESTRATÉGIA...

    Parabéns a todos do blog!!!! ;D Ficou Show... Adoreiiiiii!!! Abraços...

    Jameson Moura

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  2. Obrigado Jameson Moura pela sua valiosa contribuição e ficamos felizes em saber que nosso blog esta agradando e contribuindo para agregar valor aos blogeros que nos acompanham e nos apóiam!
    Este e o resultado de muitas lutas onde graças a Deus estamos colhendo muitos belos frutos como a sua apreciação e reconhecimento do objetivo da criação deste projeto ser criado vocês!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Um forte abraço de toda a equipe OSESTRATEGISTASFJN da qual você faz parte!

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  3. Olá Jameson! Agradecemos o seu cometario a respeito do nosso post, seu conhecimento sobre o assunto serviu para agregar maiores informações sobre esse asunto riquíssimo que é o Planejamento e Pensamento Estratégico.

    Obrigada Pelo elogio ao nosso Blog! Estamos sempre nos esforçando para fazer um trabalho melhor!

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