sábado, 1 de maio de 2010

APRENDA A GERENCIAR SUA CARREIRA NA INTERNET

Hugo Passarelli, do Economia & Negócios


Estar atento às exigências do mercado, ter um bom currículo e uma rede de contatos sempre foram as recomendações tradicionais para quem está em busca de emprego. Mas o avanço das redes sociais tornou a participação no mundo online um dos requisitos desejáveis para a inserção no mercado.



No caso de ferramentas mais específicas, como o LinkedIn, a importância é evidente. Nos Estados Unidos, um estudo recente da Jobvite com 400 profissionais de Recursos Humanos mostrou que 95% das empresas americanas usam o LinkedIn na procura por novos funcionários. Lá fora, a taxa de sucesso nessa busca já chega a 66%. Por aqui, a rede social já possui cerca de 1 milhão de usuários cadastrados. Com a recente estreia da versão em português, a tendência é de expansão.


Expor por meio do conteúdo:

Na web, o currículo deixa de ser apenas um resumo das qualificações, mas o que você fala, debate ou posta. "As redes sociais permitem que eu me exponha por meio do meu conteúdo", afirma Deny Bellotti, da consultoria Fellipelli. É por isso que as informações, comentários e até mesmo fotos divulgadas na rede devem receber uma atenção especial. "É preciso adequar a linguagem, dando a ela uma roupagem profissional", diz Bellotti.

Credito: Pedro Bottino
 Nesse novo ambiente, a "regra do tamanho", que tradicionalmente dita o enxuto tamanho dos currículos, pode ser contornada. "O profissional, por exemplo, pode acrescentar cursos que estejam relacionados à área em que atua", afirma Giuliana Hyppolito, consultora da DMRH, que completa: "O jovem tem o diferencial de já participar de grupos e blogs, lugaresonde muitas vezes ocorrem programas de trainee". 


Convergência de networking :

Se a intenção é turbinar o networking, porém, a internet não é a solução de todos os problemas. "Tem de haver convergência entre o real e o virtual. [O networking] deve começar na internet, mas passar para o pessoal", diz José Augusto Minarelli, autor de Superdicas de Networking para sua Vida Pessoal e Profissional e fundador da Lens e Minarelli Associados.

Participar do Twitter ou do LinkedIn é também essencial para quem procura uma recolocação no mercado de trabalho. "Essas ferramentas são extremamente importantes para o desempregado acompanhar os movimentos do mercado e observar para onde ele deve direcionar o seu perfil", afirma Giuliana. Segundo Minarelli, cerca de 80% das pessoas que conseguem se recolocar no mercado o fazem com o auxílio do networking.

Quaisquer que sejam as redes, o importante é manter o perfil atualizado e, na busca por contatos, saber onde procurar o "alvo". Em seu livro, Minarelli afirma que é preciso separar os contatos entre pessoas-meio e pessoas-fim - os primeiros são as fontes de informação, que podem influenciar na tomada de decisões dos últimos, que são os contratantes.

Centralize suas informações:

Para os autônomos, um site pessoal ou blog tornam-se ferramentas "excepcionais", na opinião de Giuliana. "Esses profissionais, muitas vezes, têm dificuldade de posicionar o trabalho. E a internet oferece essa possibilidade", afirma.

Mas essa reunião de portfólio é indispensável a todos que desejam manter uma rede saudável de contatos. "[O candidato] precisa de um local para centralizar as suas informações e onde as pessoas possam falar com ele", considera Deny Bellotti.

Matéria Extraída de:  O ESTADÃO  (30 de Abril de 2010)
http://economia.estadao.com.br/noticias/not_16073.htm
Acessado em 01 de maio de 2010.

Um comentário:

  1. Atendendo a pedidos de nossos seguidores, postamos essa matéria do Estadão sobre Gerenciamento de Carreiras Na Internet. Temos os LIks de alguns dos Sites citados pela matéria.

    Espero que Gostem!

    ResponderExcluir