Certamente produz conseqüências positivas. No cenário empresarial, muitas empresas brasileiras se deparam com algumas complicações e incertezas dentro de seu negócio. Por esse motivo nasce a necessidade da busca de ferramentas e técnicas para que as auxiliem no processo gerencial. O Planejamento Estratégico é uma dessas ferramentas.
Muitas dessas empresas já perceberam que os desafios e as ameaças com as quais se deparam diariamente, são também oportunidades para desenvolver soluções e abrir novos mercados para seus produtos. O que eles fizeram, então? Eles planejaram estrategicamente o futuro de sua empresa. Por sua vez o futuro de uma empresa será os resultados das ações que estão sendo realizadas agora. Assim, o desenvolvimento de um planejamento estratégico lançará as bases para a construção de um futuro promissor e a geração de um mercado mais profissional e preparado para as constantes mudanças que sempre ocorrerão. Portanto, a importância do planejamento no universo administrativo esta relacionada diretamente ao futuro de qualquer organização.
Com relação às empresas no Brasil normalmente os recursos da pequena e média empresa são limitados, por isso o planejamento é mais essencial ainda, pois ele auxilia essas empresas a utilizarem melhor suas capacidades e minimizar a perda de energia em atividades que não dirigem para o caminho correto. Mais somente será efetivo com a participação de toda a liderança e o comprometimento de toda uma equipe. Empregados, supervisores e a média gerência devem estar familiarizados com a administração estratégica, essa apreciação ajuda-os a manter suas atividades de trabalho mais próximas da administração da organização, aumentando desse modo o desempenho no trabalho e as atividades tornam-se mais eficazes.
Fonte: Maringa Management:Revista de Ciências Empresariais, v. 2, n.1, p.34-39, jan./jun. 2005
A importância do planejamento e da organização foi mostrada por Jesus, em parábola:
” Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar? Para não acontecer que, depois de haver postos os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar. Ou qual é o rei que, indo entrar em guerra com outro rei, não se senta primeiro a consultar se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil?” |
Pessoal nosso "BLOG",está simplesmente MARAVILHOSO......
ResponderExcluir"WellMelo"
Adorei a matéria, PARABÉNS. Foi muito útil para meus conhecimentos.
ResponderExcluirMuito interessante,a metéria sobre planejar antes de agir, texto claro e direto!
ResponderExcluirParabéns! continuem com o trabalho.