quinta-feira, 29 de abril de 2010

O PLANEJAMENTO PARA MICROEMPREENDEDORES

Estudos realizados no SEBRAE (2004) apontam que 99% dos seis milhões de estabelecimentos formais existentes no Brasil são constituídos de micro e pequenas empresas e que fecham as suas portas antes de completarem dois anos de vida. Os motivos para o número de mortalidade, podem ser atribuídos a vários fatores, mas geralmente o principal motivo é apenas um: A FALTA DE PLANEJAMENTO.



É muito comum os microempreendedores iniciarem um negócio sem realizar um planejamento que defina os objetivos, onde eles pretendem chegar com seu negócio. Os microempresários se atiram as cegas no mercado, apenas com uma idéia de negócio, visando apenas o lucro. Geralmente os microempreendedores associam o planejamento estratégico com uma atividade relacionada apenas para grandes empresas, condicionando seu negócio ao insucesso.

Mas o planejamento estratégico não precisa ser caro, muito formal ou complexo, pode ser realizado de forma simples. É este entendimento que precisa ser internalizado pelos empreendedores, trata-se de uma ferramenta que auxiliará na perpetuidade do negócio em um mundo cada vez mais global.

Como geralmente os recursos da pequena e média empresa são limitados, o planejamento é mais essencial ainda, pois ele auxilia essas empresas a utilizarem melhor suas capacidades e minimizar a perda de energia em atividades que não dirigem para o caminho correto.

Normalmente, o planejamento se inicia com o processamento de informações no ambiente de atuação do negócio, depois definição dos objetivos e ações que serão desenvolvidas para alcançá-la. É importante que o empreendedor,  tenha conhecimento de seus objetivos, seus pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças que rodeiam seu negócio.

Não existe uma fórmula ideal de planejamento estratégico para as Micro e pequenas empresas, mas existem vários modelos eficazes que podem ajudar  a se ajustar a realidade do micro empreendedor. O interessante é que o empreendedor conheça bem seu negócio, tenha discernimento quanto seus objetivos, suas atividades e limitações, sendo flexível para entender que planejar nem sempre é o contrario de fazer.

Fontes : SEBRAE. Disponível: . Acesso em: 10 out.2004.
OLIVEIRA, Djalma Pinho Rebouças de.Planejamento estratégico: conceitos,metodologias e práticas. 16. ed. São Paulo:Atlas, 2001.

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