Segundo pesquisa do Ibope/ Nielsen realizada em dezembro de 2009, nosso país possui 67, milhões de internautas, em setembro esse número era de 66,3 milhões. Ou seja, em três meses surgiram 1,2 milhões de internautas com mais de 16 anos. Atualmente o Brasil é o 5° país com o maior número de conexões à internet.
Com um cenário promissor, a internet torna-se uma ferramenta facilitadora para aproximação entre clientes e empresas. Por isso mais e mais organizações investem no comércio virtual (e-commerce) com a criação de sites que se tornam uma vitrine de exposição dos seus produtos.
Contudo, apesar do cenário oportuno a criação de um site para fim de negócios pode se tornar uma grande armadilha. Algumas empresas cometem alguns erros que determinam o insucesso de sua empreitada no mundo virtual. Alguns deles são: Possuir a idéia de ter um site apenas porque o concorrente possui o pensamento de que sites servem apenas para vender, não atualizar as informações do site, entre outros. Esses, e mais alguns problemas tem uma grande causa: A FALTA DE PREPARO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL.
Para possuir um negócio virtual bem sucedido, é necessário ser um Planner Digital. Segundo Felipe Morais em seu livro Planejamento estratégico Digital (Ed. Brasport), Os Planners digitais, entendem como o e - consumidor (consumidor digital) interage com o mundo digital, tanto com ferramentas (blog, redes sociais, Google, etc.) como com as marcas, e é nesse cenário que trabalham visando o negocio do cliente. Portanto, Um bom planejamento digital vende uma idéia, traça estratégias para alcançar seus objetivos, mede cada passo do usuário na web, se preocupa com a atualização periódica do conteúdo e sempre quer mais. O planejamento auxilia porque transforma os dados obtidos em muitas pesquisas que são feitas pelo Planner em informações relevantes para o negocio digital.
Com Tudo isso você deve estar se perguntando: O que fazer para se tornar um Planner Digital?
Para se tornar um é necessária muita dedicação a Pesquisa (nas ruas, pdvs, web, grupo de pesquisas, revistas, TV, etc...)
Trazer o consumidor para dentro do processo criativo: conheça o perfil do seu cliente, entenda que os consumidores não são numero, não são “Target" e sim pessoas.
Dediquem-se a entender o mundo digital e como cada ação pode influenciar o publico alvo, ou melhor: as pessoas.
Planejamento estratégico digital, quando bem estruturado, vale a pena, pois através dele o produto agrega valor e consegue agregar também a Presença Digital que torna o produto ofertado, o site construído relevante para o consumidor sendo então determinante para o sucesso da empresa no mundo dos internautas.
Esse blog é muito bom... vcs estao de parabéns!!
ResponderExcluirConteúdo bacana!!