sexta-feira, 13 de agosto de 2010

FAÇA PLANEJAMENTO

Por Max Gehringer

Toda empresa, pequena, média ou grande precisa de uma área de Planejamento. A função dela é projetar o futuro sobre o qual a empresa vai caminhar. E ajustar os planos à medida que surgem novas variáveis. Quando o planejamento é bem feito, a empresa ganha tempo e dinheiro. E vantagem sobre a concorrência.


Embora indispensável, o planejamento não é simples de ser bem feito. Na medida errada, pode resultar num fracasso futuro. Algumas empresas padecem por faltam de planejamento. OUtras, por excesso dele. O termo planejar, em sua origem, significa tornar plano. Ao pé da letra, quer dizer aplainar um terreno para que, no futuro, algo possa ser constrído sobre ele. Ou, em outra comparação é como se fosse bússola, que indica o caminho a seguir.

Assim a área de Planejamento é determinante para direcionar os próximos passos da empresa. É uma baita responsabilidade para os funcionários que trabalham ali. Porque o futuro é nebuloso. Tudo pode mudar de uma hora para outra. Quando isso acontece, os planos iniciais vão por água abaixo. E é preciso traçar novos planos. Além disso, o planejador costuma ser um alvo fácil na empresa. Se só projeta a longo prazo, é acusado de viver fora da realidade. Se fica no curto prazo, é chamado de imediatista. Se tenta conciliar o futuro e o presente, acaba não fazendo nem uma coisa nem outra.

Apesar das dificuldades, o planejador tem que suportar a pressão. Ele é pago para enxergar o que o restante dos funcionários não tem tempo oou condições de ver. Por isso, ele é tão necessário - embora nem seja compreendido. Por isso, não encare o planejamento como um mal necessário. No fim das contas, esse pesoal é pago para pensar no futuro de todos, incluindo o seu.

Fonte:Max Gehringer - Simplifique sua vida
Coleção: Lições para o sucesso
2008, Gold Editora LTDA, São Paulo

Um comentário: